terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Rescue Remedy - O Remédio de Resgate

Assim como todos os demais remédios do sistema Bach o Rescue é o nosso socorro, mas um socorro mais emergencial, aqueles que necessitamos em momentos de sustos, acidentes, más noticias, enfim, toda situação que nos faz entrar em desequilibrio (crônico ou agudo - mental ou físico), acarretando assim na diminuição de nossas defesas. Ao usa-lo reiniciamos o processo de estabilização de nossas emoções, acalmando -as e dando lugar à cura.
Na fórmula do Rescue, está misturado cinco dos remédios combinados, mas que numa indicação( ou fórmula) é contado como 1, isto é, uma composição que tem efeito como fórmula integral. Ela já vem preparada nas essências originais, e é composta por:

** Impatiens
** Clematis
** Rock Rose
** Cherry Plum
** Star of Bethlehem

O Remédio de Resgate tanto pode vir concentrado líquido ou em creme. Pode ser usado sozinho ou combinado com outras essências. É considerado eficiente quando utilizado juntamente com outros agentes medicamentosos e com várias modalidades terapêuticas, tais como quiroprática, odontologia e massagem. Não é tóxico, nem viciante e livre de efeitos colaterais. No entanto não substitui um tratamento médico de emergência em situações sérias e nem de risco. O uso do Rescue em emergências ajuda na estabilização emocional até a chegada da assistência médica apropriada. Sua utilização antes de cirurgias também tem efeito benéfico, tanto no pré - operatório como no pós, com notáveis resultados no período de restabelecimento cirúrgico.

A Filosofia de Bach e seus "dizeres"

Bach era profundamente religioso e acreditava que toda a humanidade havia sido criada num estado de unidade com Deus, isso significa que a alma do homem - o verdadeiro Eu - se encontra diretamente ligada ao criador.

Acreditava que cada um de nós tem sua própria missão de vida..."esta missão divina não requer sacrifício, não significa o isolamento do mundo, nem rejeição; implica num aproveitamento maior de todas as coisas e oportunidades de realização. Significa fazer o trabalho que nos é destinado com amor, seja ele de qualquer espécie; [...] O importante é ter a alma e o coração abertos, procurando realizá-lo o melhor possível."

Sendo assim, acreditava que a saúde era derivada da harmonia entre a alma, a mente e o corpo. Quando não seguimos os anseios de nossa alma, nossa intuição, a doença se desenvolve em nosso corpo, como resultado de nossa resistência. Bach acreditava que as doenças são decorrentes de algum erro básico em nossa constituição - o conflito entre a personalidade e a alma - E que se nós estivermos em harmonia e felizes, nada na natureza pode nos fazer mal. Como ele mesmo dizia, as doenças são causadas pela desarmonia entre a personalidade física e o Eu superior.
Para Bach a doença é um alerta, um aviso de que nós estamos errando em nosso caminho, e com a manifestção da mesma, devemos modificar nosso estado mental incorreto que gerou tal desarmonia, retificando-o, ou seja alinhando-nos com os anseios de nossa alma. Com esse realinhamento, inicia-se o processo de cura.

A área de nosso corpo onde existe um problema é um reflexo de nossas dificuldades mentais.
Bach dizia: "Se você sofrer de rigidez nas articulações ou nos membros, você pode estar igualmente certo de que existe rigidez em sua mente, de que você está rigidamente se apegando a alguma idéia à qual você não deveria se apegar. Se você sofrer de asma, você pode está de alguma forma sufocando outra personalidade; ou então por falta de coragem de fazer as coisas certas, você está asfixiando a você mesmo... O corpo reflete a verdadeira causa da doença, tal como o medo, a indecisão, a dúvida - na organização de seus sitemas e de seus tecidos."

Para Bach a cura completa depende de quatro fatores:

* "Compreensão da Divindade dentro de nós, e de nosso consequente conhecimento de que temos a capacidade de superar todos os problemas.

* De que a doença é devida à desarmonia entre nossa personalidade e nossa alma.

* De nosso desejo e capacidade para descobrir o problema que está causando o conflito.

* Da remoção do problema desenvolvendo a virtude oposta."

"Nunca é excessivamente firme a idéia de que toda alma encarnada está aqui com o propósito específico de ganhar experiência e compreensão e de aprimorar sua personalidade no sentido daqueles ideais estabelecidos pela Alma. Lembremo-nos de que a alma de cada um de nós estabeleceu para cada indivíduo uma determinada missão e que, a menos que essa missão seja cumprida, ainda que talvez de forma inconsciente, haverá inevitalvemente um conflito entre a alma e a personalidade do indivíduo, acarretando necessariamente doenças físicas ... Sentimento de medo, através do efeito depressor sobre a nossa atividade mental, provoca desarmonia nos nossos corpos físico e magnético e abre caminho para a invasão bacteriana. A verdadeira causa da doença está na nossa própria personalidade..."

Dizia: "O sofrimento é mensageiro de uma lição, a alma envia a doença para nos corrigir e nos colocar no nosso caminho novamente. O mal nada mais é do que o bem fora do lugar".
- "O homem possui uma Alma que é o seu Eu real; um Ser Divino, filho do Criador de todas as coisas, do qual o corpo não passa de um reflexo".

- "Somos personalidades vindas no plano terreno com a missão de obter conhecimento, experiência, desenvolver virtudes de que carecemos, de extinguir o que é defeituoso dentro de nós e assim, avançar em direção à perfeição de nossas naturezas".

- "Devemos compreender que a passagem por essa existência é um breve instante no curso da nossa evolução".

- "Nossas Almas e personalidades devem estar em harmonia, assim, tudo será paz e alegria, felicidade e saúde".

- "A compreensão da Unidade de todas as coisas; a compreensão de que o Criador de tudo o que existe é o Amor".
- “O que conhecemos como doença é o derradeiro efeito produzido no corpo, o produto final de forças profundas desde há muito em atividade”.

Edward Bach

* Parte do texto extraído do trabalho de Queila Manso

sábado, 26 de janeiro de 2008

O Sistema Bach

As essências Florais de Bach, como terapia complementar, "cobrem" todos os estados da alma, sejam isolados ou em combinados, elas compreendem um sistema efetivo que afetará a todos , não importando onde vivam ou tenham nascido. Pois a sociedade e o desenrolar da vida se transformam com o tempo, mas a natureza humana permanece a mesma.
Com as 38 essências, você poderá controlar suas emoções, trabalhando sutilmente para restaurar o equiíbrio emocional do seu ser.

" Os florais podem ser aplicados de forma preventiva, prevenindo doenças, impedindo que se estabeleçam no organismo. De acordo com Bach antes de quase todos os problemas sérios existe geralmente um período em que a pessoa não se sente exatamente bem; esta é a ocasião de tratar as doenças, de recobrarmos a boa forma e de impedir que os processos se desenvolvam."

Algumas Flores do sistema Bach:



- Wild Rose: Reative o gosto pela vida ganhando
a vitalidade necessária para seguir com entusiasmo
e felicidade.
- Star of Betthlehem: Dores e tristezas
são nuvens passageiras.

- Century: Mantenha a boa vontade sem se perder
de si mesmo.
- Rock Rose: Passe a ter coragem firme, enfrente
seus medos de maneira heróica, eleve seus ideais e
expresse muita alegria.

- Impatiens: Conviva em harmonia com os outros,
agindo com gentileza, paz e calma.
- Cerato: Encontre confiança em sua intuição e em
suas decisões e acredite em sua capacidade de julgar.

- Chicory: Amor incondicional de verdade, com
respeito e solidariedade.
- Wild Oat: Defina com clareza o que deseja
sentindo alegria pelo que realiza.
- Clematis: O futuro nasce do presente.
- Agrimony: O mundo conspira a seu favor quando
você é verdadeiro consigo mesmo e com os outros.


- Chestnut Bud: Tire pleno partido das experiências
do dia-a-dia e veja os erros e comportamentos de
forma objetiva.
- White Chestnut: Acabe com o redemoinho mental e
viva em paz consigo e com o mundo.

- Scleranthus: : Ganhe equilíbrio, determinação e
confiança para enfrentar dilemas.
- Walnut: Seja você mesmo.

- Heather: Compreenda e seja compreendido.
- Gorse: Ganhe esperança, perspectiva e espírito de luta.

- Elm: Confie em si e no Universo e resolva tudo com
tranqüilidade.
- Mimulus: Tenha coragem para enfrentar seus
problemas com serenidade e tranqüilidade. Defenda-
se e controle suas emoções, curtindo a vida.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Nossa mente:

Primeiramente distinguiremos a diferença entre mente e cérebro. O cérebro é algo concreto, que pesa 1,3 k, um pouco duro em sua parte externa e gelatinosa em seu interior. Ao contrário do cérebro, a mente não é algo palpável. Ela representa nossas percepções, guarda nossos pensamentos, memórias, e todo tipo de emoções. Ela é um produto do cérebro, e é por meio dela que ele se comunica com o resto do corpo. É ela que absorve o impacto do estresse diário, de um susto, ou de uma tristeza, mandando ao cérebro esses estímulos, que são captados por uma região chamada hipocampo (regula o sistema imunológico), que é capaz de produzir hormônios de formas diversas e variadas quantidades, dependendo da situação do estresse. Ela pode fazer com que esse sistema funcione para melhor ou pior possibilitando o surgimento de doenças.


Mente/Corpo

Nossa mente, ou seja, nós mesmos podemos ajudar - e muito - a sanar uma doença. Ela pode ser inclusive, fator decisivo para nossa cura.
Mente e corpo andam juntos, sendo assim se estamos muito angustiados por conta de problemas, é possível que esse sofrimento mande informações para o cérebro, que por sua vez, mandará o sistema imunológico (que regula as defesas do organismo) ficar mais fraco, facilitando o surgimento da doença.

Acreditando no presuposto de que a doença física se manifesta em decorrência de estados mentais e emocionais negativos, apresentarei aqui um dos maiores defensores dessa tese, o Dr. Edward Bach, médico e bacteriologista inglês que ao se opor à medicina tradicional ( cuja forma de tratamento é a de alívio temporário de sintomas, não levando à cura), se dedicou à pesquisar um método mais eficaz , que levasse a uma cura efetiva, num nível muito mais profundo do que apenas o físico.



Em seus estudos, a partir de 1919, Bach percebeu que a predisposição geral para as doenças estava condicionada por outros fatores relacionados com a personalidade e a estrutura emocional do paciente. Descobriu que indivíduos pertencentes ao mesmo grupo de personalidade não seriam acometidos necessariamente pelas mesmas doenças. Ao se defrontarem com qualquer tipo de agente patogênico, os pacientes do mesmo grupo de personalidade provavelmente reagiram às suas doenças de modo semelhante, com o mesmo comportamento, disposição de animo e estado de espírito - independente da espécie de doença. Assim como na homeopatia, era necessário apenas classificar as características físicas e emocionais do paciente para encontrar o remédio mais apropriado para curar suas doenças crônicas. Bach percebeu que a disposição geral para doenças era condicionada por diversos fatores relacionados com a personalidade e a estrutura emocional do paciente. Dentre estes, os mais importantes eram as propensões emocionais, tais como o medo e as atitudes negativas. Atualmente a ciência médica, através da psiconeuroimunologia, está se dedicando a estudar o relacionamento existente entre as doenças e as emoções, mas Bach já havia feito isso há quase um século. Bach compreendeu que as doenças são causadas pela desarmonia entre a personalidade física e o eu superior, o que se reflete em determinados tipos de peculiaridades mentais e atitudes presentes no individuo. Essa desarmonia mental e energética entre a personalidade física e o eu superior foi por ele considerada mais importante do que a doença manifesta.

Os Florais são indicados para as emoções ou pensamentos negativos, que bloqueiam a vida de fluir dentro de nós. Atuam ajudando na transformação dessas emoções, podendo ser, inclusive, fator decisivo para a cura.
Ao assumirmos nossos sofrimentos, os Florais nos dão à qualidade positiva para transformar todos os bloqueios que os acompanham. Ensinando-nos a sermos “Observadores de nós mesmos” porque assim vamos avaliar a nossa mudança e perceber novos aspectos que antes não percebíamos.
Os Florais são um caminho de auto conhecimento, de auto-cura (porque só a própria pessoa faz o seu “Cura-te a ti mesmo”) e vão aumentando gradativamente nosso Grau de Consciência e Percepção de Vida interior e exterior.