segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Tipos de Personalidades Negativas

Entre nossos inúmeros talentos, nós seres humanos, contamos com a capacidade de representar, são os estereótipos da personalidade, incorporados como espécies de caricaturas e/ou papéis por encenar. Cada um de nós incorpora um ou mais papéis que nos representam em diferentes ocasiões que precisamos enfrentar. Não significando necessariamente, que fingimos ser o que não somos, mas que ao encená-los frequentemente, com o tempo essas representações se tornam nocivas à nossa personalidade, à nossa própria vida e aos outros.
Ao fazermos concessões exageradas ao nosso temperamento, a ponto de representarmos algo que não somos pelo menos completamente, nos “traímos” revelando os “tipos” que criamos. Esses papéis têm pouca ou nenhuma consistência justamente por estarem alicerçados em bases falsas, mas infelizmente de tanto representá-los, incorporamo-los e sendo assim, não nos damos conta de que estamos representando um papel que não nos pertence e para que nos libertemos deles é imprescindível que sejamos extremamente honestos conosco mesmos.
Para nos ajudar a olhar para dentro de nós mesmos, identificarmos o que é nosso e o que não faz parte de nossa personalidade podemos recorrer às essências florais. Elas aceleram o processo de autoconhecimento, ao qual podemos levar anos para alcançar ou não alcançar nunca, condenando-nos ao fracasso pessoal, afetivo e profissional, nos levando até mesmo a diversas doenças.
Deixo aqui alguns exemplos de tipos de personalidades em desarmonia para que possam ser identificados. Qual (ou quais) é o seu?


TIPOS E ESTADOS NEGATIVOS CORRESPONDENTES:
CAPACHO: Subserviente, não sabe dizer não e sacrifica-se pelos outros, concedendo exageradamente favores e ultrapassando os limites da própria generosidade. Tem necessidade de agradecer e vive esperando a aprovação de todos. Alvo fácil dos tipos dominadores.
VÍTIMA: Ressentido, rancoroso e amargurado, vive jogando a culpa de seus males e fracassos nos outros. Típico desmancha-prazeres sente-se sem sorte, injustiçado, desprezado e sempre insatisfeito. Deprecia-se com facilidade, é egocêntrico, carrancudo, resmunga e reclama demais. Tem muita dó de si mesmo.
“PALHAÇO”: Dissimula e nega seus sentimentos, vive tentando administrar todas as dificuldades sozinho disfarça o tempo inteiro, passando a idéia aos outros de que está sempre bem, alegre e feliz. Detesta ficar sozinho, para não ter de enfrentar suas inquietações.
MANDÃO: Ditador, autoritário, despótico, dominador e inflexível, esse tipo não pede, ordena. Tem o hábito de subjugar os outros e não admite que alguém desobedeça seus comandos. Acha que todos devem estar a servi-lo.
CRI-CRI/ALGOZ: Implicante, não tolera as falhas alheias, costuma queixar-se dos outros ou criticar e julgar demais, tornando-se um capataz cruel e implacável. Arrogante, rígido, eternamente insatisfeito e pouco compassivo, tem dificuldade de olhar para si e de digerir suas emoções mal resolvidas.
FANÁTCO: Inquieto, dono da verdade, inflexível e ansioso, é um exagerado em tudo o que faz, pecando pelo excesso de entusiasmo e exasperação típica dos que querem que todos pensem como ele. Tenso, vive com os nervos à flor da pele, não tolera injustiça e fecha o tempo quando as coisas não saem como planejou, chegando a esgotar suas forças para que tudo siga adiante.
MAIOR ABANDONADO: Aparentemente inconsistente, fala demais de si mesmo, precisa chamar atenção, gosta de se aproximar dos outros e não dá chance de se afastarem dele, falando de forma compulsiva, prendendo as pessoas e abusando dos ouvidos tolerantes, dispostos a ouvi-lo falar de seus problemas e sua vida pessoal. Carente e egocêntrico é péssimo ouvinte e não dá a mínima para o problema dos outros.
CHANTAGISTA EMOCIONAL: Possessivo e rabugento chega a somatizar para chamar a atenção dos outros. Em geral é um tipo complicado, crítico, autoritário, manipulador e egoísta. Pegajoso, faz tudo para agradar e manter quem ama por perto, assumindo o papel de mãezona e depois cobrando caro por sua dedicação.
MARIA_VAI_COM_AS_OUTRAS: Aparenta certa superficialidade, é instável e influenciável. Vivencia uma dúvida essencial. Nunca sabe se fez a coisa certa. Dificilmente tem estilo próprio, preferindo imitar os outros. Desconfia da própria capacidade, fala muito e não convence ninguém. Em geral, os outros não o respeitam e chegam a fazê-lo de bobo, dando pouca atenção a ele.
Fonte:  Revista Brasileira de Terapia Floral - Nº 18

Nenhum comentário: