terça-feira, 29 de janeiro de 2008

A Filosofia de Bach e seus "dizeres"

Bach era profundamente religioso e acreditava que toda a humanidade havia sido criada num estado de unidade com Deus, isso significa que a alma do homem - o verdadeiro Eu - se encontra diretamente ligada ao criador.

Acreditava que cada um de nós tem sua própria missão de vida..."esta missão divina não requer sacrifício, não significa o isolamento do mundo, nem rejeição; implica num aproveitamento maior de todas as coisas e oportunidades de realização. Significa fazer o trabalho que nos é destinado com amor, seja ele de qualquer espécie; [...] O importante é ter a alma e o coração abertos, procurando realizá-lo o melhor possível."

Sendo assim, acreditava que a saúde era derivada da harmonia entre a alma, a mente e o corpo. Quando não seguimos os anseios de nossa alma, nossa intuição, a doença se desenvolve em nosso corpo, como resultado de nossa resistência. Bach acreditava que as doenças são decorrentes de algum erro básico em nossa constituição - o conflito entre a personalidade e a alma - E que se nós estivermos em harmonia e felizes, nada na natureza pode nos fazer mal. Como ele mesmo dizia, as doenças são causadas pela desarmonia entre a personalidade física e o Eu superior.
Para Bach a doença é um alerta, um aviso de que nós estamos errando em nosso caminho, e com a manifestção da mesma, devemos modificar nosso estado mental incorreto que gerou tal desarmonia, retificando-o, ou seja alinhando-nos com os anseios de nossa alma. Com esse realinhamento, inicia-se o processo de cura.

A área de nosso corpo onde existe um problema é um reflexo de nossas dificuldades mentais.
Bach dizia: "Se você sofrer de rigidez nas articulações ou nos membros, você pode estar igualmente certo de que existe rigidez em sua mente, de que você está rigidamente se apegando a alguma idéia à qual você não deveria se apegar. Se você sofrer de asma, você pode está de alguma forma sufocando outra personalidade; ou então por falta de coragem de fazer as coisas certas, você está asfixiando a você mesmo... O corpo reflete a verdadeira causa da doença, tal como o medo, a indecisão, a dúvida - na organização de seus sitemas e de seus tecidos."

Para Bach a cura completa depende de quatro fatores:

* "Compreensão da Divindade dentro de nós, e de nosso consequente conhecimento de que temos a capacidade de superar todos os problemas.

* De que a doença é devida à desarmonia entre nossa personalidade e nossa alma.

* De nosso desejo e capacidade para descobrir o problema que está causando o conflito.

* Da remoção do problema desenvolvendo a virtude oposta."

"Nunca é excessivamente firme a idéia de que toda alma encarnada está aqui com o propósito específico de ganhar experiência e compreensão e de aprimorar sua personalidade no sentido daqueles ideais estabelecidos pela Alma. Lembremo-nos de que a alma de cada um de nós estabeleceu para cada indivíduo uma determinada missão e que, a menos que essa missão seja cumprida, ainda que talvez de forma inconsciente, haverá inevitalvemente um conflito entre a alma e a personalidade do indivíduo, acarretando necessariamente doenças físicas ... Sentimento de medo, através do efeito depressor sobre a nossa atividade mental, provoca desarmonia nos nossos corpos físico e magnético e abre caminho para a invasão bacteriana. A verdadeira causa da doença está na nossa própria personalidade..."

Dizia: "O sofrimento é mensageiro de uma lição, a alma envia a doença para nos corrigir e nos colocar no nosso caminho novamente. O mal nada mais é do que o bem fora do lugar".
- "O homem possui uma Alma que é o seu Eu real; um Ser Divino, filho do Criador de todas as coisas, do qual o corpo não passa de um reflexo".

- "Somos personalidades vindas no plano terreno com a missão de obter conhecimento, experiência, desenvolver virtudes de que carecemos, de extinguir o que é defeituoso dentro de nós e assim, avançar em direção à perfeição de nossas naturezas".

- "Devemos compreender que a passagem por essa existência é um breve instante no curso da nossa evolução".

- "Nossas Almas e personalidades devem estar em harmonia, assim, tudo será paz e alegria, felicidade e saúde".

- "A compreensão da Unidade de todas as coisas; a compreensão de que o Criador de tudo o que existe é o Amor".
- “O que conhecemos como doença é o derradeiro efeito produzido no corpo, o produto final de forças profundas desde há muito em atividade”.

Edward Bach

* Parte do texto extraído do trabalho de Queila Manso